Bom, vamos então começar a brincadeira (:
Semana passada, decidi ir ao cinema, assistir "Atividade Paranormal", após ter visto o trailer, me despertou a atenção pela idéia do filme: perturbações, sustos, espíritos, demônios, um casal meio paranóico e um ambiente bizarro, com ares de história real, a proposta me pareceu bem agradável à primeira vista.
Indo direto ao ponto, à análise da película: O filme é em formato de "falso-documentário", como "A Bruxa de Blair", [inclusive, a divulgação de ambos os filmes foi feita de maneira bem semelhante]. No filme, o casal Micah e Katie protagoniza a história, no qual os mesmos se mudam para uma casa em San Diego, a guria diz ouvir barulhos, passos, sussurros à noite enquanto dorme, como ela disse que isso vem desde seus tempos de criança, seu companheiro, resolve então comprar uma câmera e mais uma série de aparelhos que captam o som, coisas do tipo.
O início do filme é meio entediante, parado, uma vez que não há muitas ocorrências de manifestações da tal entidade que tanto perturba a Katie. Seu namorado, Micah, parece mesmo não acreditar muito e faz diversas piadas, cria todo um ambiente engraçado e cômico, que em certas horas até fazem o filme perder um pouco de seu foco.
Mas então, chegamos à metade do filme, e é aí que as coisas mudam, pois a entidade começa a se manifestar de noite, a baderneira de aparelhos de Micah capta sons de passos, bem como pegadas no chão, ocorrências bem perturbadoras por sinal. A partir daí o filme toma outro ar, o casal não consegue mais dormir com a série de acontecimentos, Micah se mostra irritado algumas vezes com o demônio/espírito, provoca-o e até recorre a um tabuleiro Ouija, um modo de entrar em contato com espíritos, como se fosse as famosas brincadeiras do compasso e do copo. O resultado não é dos mais animadores.
A parte final do filme é regada a muita tensão por parte do casal, quando a tal entidade resolve enfim "jogar pesado" e em certa noite chega até a arrastar Katie do quarto até o corredor superior da casa, uma das cenas mais chocantes!
Não vou contar o final aqui, pois muita gente ainda não assistiu o filme. Há diversas opiniões questionando a qualidade desse longa-metragem, claro que ele não é um "top de linha" como "O Exorcista", tampouco uma grande produção. Mas, muitas pessoas não levam em conta, que o valor desembolsado para rodar o filme, não passou de míseros 15 mil dólares, ou seja, dinheiro de pinga se formos comparar a qualquer produçãozinha das mais ralés. E, incrivelmente o filme já arrecadou mais de 100 milhões de dólares somente nos Estados Unidos, querendo ou não, o longa-metragem é um fenômeno mundial, independente dos comentários. Claro que, muito disso se deve também à divulgação muito bem elaborada, feita através da internet e passando a idéia ao público de que o filme se tratava realmente de uma gravação, um relato verídico de tal casal.
Curiosidades a respeito do filme:
- O filme foi gravado em meados de 2006/2007 e só chegou às telonas em 2009.
- Os atores, Micah Sloat e Katie Featherston dão nome aos personagens do filme. Foi uma jogada para que o filme parecesse realmente a gravação original de um caso real, história verídica.
- Steven Spielberg "apadrinhou" o filme. A gravação chegou em suas mãos, ele começou a assistir o filme de noite e de tão perturbador, parou e só continuou a assisti-lo pela manhã.
- O tão famoso diretor de "ET - O Extraterrestre" e de diversos outros filmes, patrocinou a gravação de um novo final para Atividade Paranormal, desembolsando cerca de 4 mil dólares para tal. O gasto inicial do longa, havia sido de 11 mil dólares.
- O final original do filme pode ser encontrado na internet e na minha opinião, dá um realismo a mais à história.
- Rolam boatos na internet [Ah, os boatos!O que seríamos sem eles?!Que graça teria?!] de que "Atividade Paranormal" terá uma continuação. O que, a meu ver, parece uma idéia ridícula, pois tanto o final, quanto o enredo do filme não abrem muita margem para um segundo longa-metragem. E, no passado tivemos a própria continuação de "A Bruxa de Blair" [A Bruxa de Blair 2: O livro das sombras] que não caiu nas graças do público. Mas, sabemos que quando o assunto é dinheiro, ainda mais referente a uma franquia tão lucrativa quanto esta, tudo é possível.
Bom, essa foi minha pequena análise e opinião sobre esse filme. Vale a pena assisti-lo, eu gostei. ;)
woow, li todo
ResponderExcluirmto legal, mas eu não tenho coragem de assistir (ou tenho?)
Ja tinha vontade de ver o filme antes,agora mais ainda..mas vc sabe de que forma eu gostaria de ve-lo,nao eh mesmo?! :P
ResponderExcluirRô, ao meu ponto de vista, você deveria ser crítico. Porque você me animou muito para assistir o filme. Amo filmes desse tipo, terror, paranormalidade, são extremamente excitantes de assistir. Eu o assisti neste domingo, porém, não quero te desanimar, mas eu não curtir. Os detalhes, sons e etc são bens legais, mas faltou um "temperinho". Acredito que tenha sido essa "não-margem" para continuação. Eu fiquei com uma sensação de muita simplicidade, sendo que a história poderia ter tido uma repercusão mais excitante. Quando o Mikah é morto pela Katie, achei que ela sairia por aí matando todo mundo, até fiquei animada, mas quando começou as sínteses sobre o que aconteceu com os dois, fiquei num "Quen-Quen-Quen-Queeennn" rs
ResponderExcluirÉ que o que tem que ser levado em conta, é o conjunto, tendo em vista que o orçamento do filme foi baixíssimo, 15 mil dólares. Claro que, comparado a qualquer outro filme hollywoodiano de maior orçamento, fica muito abaixo. Mas a proposta, a idéia mais inovadora do filme, que foge daquela mesmisse de hoje, é que tem que ser destacada.
ResponderExcluir